quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Energia Solar no município de Alto Longá (PI)


O município de Alto Longá localiza-se na porção leste do Território Entre Rios, a aproximadamente 70 km de Teresina. A origem do município é datada do final do século XIX, sendo criado a partir de uma fazenda de gado. Atualmente, o município possui uma população de 13.612 habitantes (IBGE, 2007), distribuída em uma área de 1.621 km². 
Localização do município de Alto Longá, Piauí
Segundo dados da CEPISA de dezembro 2008, o município apresenta aproximadamente 800 famílias desprovidas do fornecimento de energia elétrica. Entretanto, mesmo a população que já tem acesso a esse serviço público padece da baixa qualidade no atendimento, principalmente devido às quedas de tensão e interrupções no fornecimento. Tais características dificultam o processo de abastecimento de água do município. Como alternativa a esta realidade, a prefeitura municipal instalou cerca de sete sistemas fotovoltaicos de bombeamento de água, sendo quatro sistemas na zona urbana e três na zona rural.
O interessante desse empreendimento energético refere-se aos locais onde os sistemas fotovoltaicos de bombeamento de água foram instalados, ou seja, em lugares já eletrificados (rurais ou urbanos). A justificativa para isso, segundo a empresa contratada para fazer as instalações, refere-se à baixa qualidade no fornecimento de energia elétrica da rede, o que provocava constantes problemas nos equipamentos de bombeamento de água existentes. Em contrapartida, os sistemas fotovoltaicos de bombeamento apresentam-se com maior confiabilidade, apesar de possuírem um custo inicial bem maior.
Duas dessas instalações foram visitadas em pesquisa de mestrado (dissertação disponível em: http://migre.me/74j2u). A primeira instalação pesquisada encontra-se no Bairro Baixa das Carnaúbas, zona urbana do município. Segundo entrevistados, esse sistema foi instalado em 2006, sendo composto por 10 módulos fotovoltaicos de 70 Wp, um motobomba e um reservatório de água de 10.000 litros. Abaixo segue fotos do local.

 Sistema fotovoltaico de bombeamento de água, Bairro Baixa das Carnaúbas - Alto Longá, Piauí.
 A segunda instalação encontra-se na localidade Brejinho, situada à aproximadamente 2,2 km da sede do município. Na localidade vivem cerca de 160 famílias, que sobrevivem da agricultura familiar e da criação de pequenos animais. Devido à proximidade com a cidade, a localidade foi eletrificada há mais de 12 anos. Os moradores entrevistados relataram que além de ser monofásica (MRT) a energia elétrica que abastece o lugar é de baixa qualidade. Com isso, eram frequentes as quedas de tensão e a interrupção no fornecimento, o que ocasionava aviarias ao sistema de bombeamento que existia na comunidade. Esse sistema antigo foi substituído em 2006 por um sistema fotovoltaico de bombeamento d’água, que compreende 08 módulos fotovoltaicos de 75 Wp, uma motobomba e um reservatório com capacidade para armazenar 10.000 litros de água potável.


Sistema fotovoltaico de bombeamento de água, localidade Brejinho - Alto Longá, Piauí.

Em ambas as instalações, o sistema estava operando normalmente e não sofreu ações de depredadores. A manutenção é realizada pela mesma empresa que instalou os sistemas. Além disso, a comunidade não participou diretamente do processo de implantação. Porém, manifestaram total aprovação quanto à qualidade do bombeamento. Na localidade Brejinho, a comunidade reclamou apenas da necessidade de ampliação do sistema de bombeamento para atender a demanda crescente por água.

 Albemerc

Nenhum comentário:

Postar um comentário